Viver em um pequeno apartamento certamente tem suas vantagens, especialmente no que diz respeito à manutenção e limpeza, mas também tem alguns pequenos inconvenientes relacionados principalmente ao espaço utilizável. Este inconveniente, entretanto, não deve ser visto apenas em termos negativos, mas sim como uma oportunidade para fazer uso inteligente dos poucos metros quadrados disponíveis e tornar toda a moradia mais funcional e confortável. um pequeno apartamento

Ter poucos móveis e optar por móveis multifuncionais não só resolve quaisquer possíveis problemas de bagunça, mas também transmite uma sensação de ordem e amplitude, o que dá a impressão de uma casa maior e mais arejada do que ela realmente é. Portanto, se você está se perguntando como fornecer um pequeno apartamento para que pareça mais espaçoso, siga nossos conselhos para um resultado bem-sucedido.

Valorização dos pontos estratégicos

Embora cada vez mais pessoas estejam escolhendo morar em pequenos apartamentos ou quitinete, isto não significa que você tenha que abrir mão da praticidade e do design. Com um toque de criatividade saudável e um pouco de bom gosto é, de fato, possível alcançar um perfeito compromisso entre conforto, praticidade e estética, especialmente se optarmos por móveis e acessórios capazes de desempenhar diferentes funções em um espaço pequeno.

Neste sentido, a fim de otimizar o uso do espaço disponível, a primeira regra a seguir é aproveitar ao máximo os pontos estratégicos da casa para fazer com que os ambientes pareçam mais arejados e aconchegantes.

Por exemplo, aqueles que têm uma casa caracterizada por tetos particularmente baixos deveriam abandonar a ideia de instalar lustres com uma forma importante em favor de arandelas de parede e holofotes para criar pontos de luz acentuada com os quais destacar móveis e detalhes de design.

O caso das mesas, sofás e poltronas, por outro lado, é diferente. Como protagonistas indiscutíveis da sala, eles devem ser colocados a uma distância de pelo menos vinte centímetros das paredes para aproveitar ao máximo o espaço livre no centro da sala, sem criar uma sensação desagradável de sobrecarga.

Móveis compactos

A fim de dar vida a projetos de design de interiores que conseguem declinar a funcionalidade em espaços limitados, uma boa estratégia é preferir complementos de mobiliário multifuncionais, capazes de transformar seu uso quando necessário para resolver qualquer possível problema de usabilidade do espaço.

Entre as mais em voga nos últimos tempos estão os consoles extensíveis, unidades práticas de armazenamento que se convertem quando necessário em grandes mesas de jantar para acomodar confortavelmente até doze comensais.

No que diz respeito à área de dormitórios, uma solução das mais populares recentemente é o sofá-cama ou, alternativamente, a cama rolante, duas soluções inteligentes para a recuperação de espaço precioso em casa.

Estes complementos, de fato, possibilitam o uso de um quarto específico da casa - seja ele uma sala de estar, uma cozinha ou um pequeno estudo - também como uma área de dormir, mas sem o incômodo de uma cama permanente, uma vez que durante o dia o colchão e a base da cama estão escondidos dentro de um móvel ou compactados contra a parede.

Outra solução muito prática são as camas-baú, que permitem manter o quarto sempre arrumado, utilizando o espaço não utilizado entre a base da cama e o chão para guardar roupas de cama e outros itens volumosos que não têm lugar no guarda-roupa ou gavetas.

Soluções verticais

Se o espaço horizontal é escasso e o espaço vertical, por outro lado, é abundante devido à presença de paredes e tetos particularmente altos, uma opção muito válida são os mezaninos telescópicos e móveis mezaninos, ideais especialmente para pequenas quitinetes, mas não para apartamentos de sótão.

As soluções oferecidas pelas empresas do setor são numerosas, desde camas elevadas que permitem que a área embaixo seja utilizada como guarda-roupa ou pequeno escritório, até estruturas de colunas especialmente projetadas para empilhar uma máquina de lavar e secar roupa umas sobre as outras, permitindo um melhor aproveitamento dos volumes disponíveis em seu banheiro.

Roupeiros, estantes e prateleiras também desempenham um papel fundamental no design interior das minis casas, pois preenchem o espaço em altura, ao mesmo tempo em que atuam como valiosos elementos separadores para dividir a sala de estar da cozinha em espaços abertos.

Móveis feitos sob medida

Se nenhuma das soluções propostas até agora se mostrar útil para recuperar espaço em casa, a única alternativa viável é ter móveis feitos sob medida por um carpinteiro ou por uma empresa especializada.

Nesses casos, nosso conselho é sempre preferir a qualidade à economia e recorrer a empresas qualificadas que oferecem soluções de móveis especificamente projetadas para trazer harmonia, equilíbrio e beleza estética para sua casa.

Embora seja uma opção notoriamente mais cara, você ainda terá maiores garantias de qualidade e robustez, sem mencionar o fato de que móveis projetados especificamente para as necessidades do cliente permitem explorar cada canto útil da casa com grande efeito estético.