O que implica a chegada de um filhote de cachorro? A chegada de um cachorro traz consigo muita alegria e felicidade. Aqueles que nunca tiveram um animal dificilmente conseguem entender o vínculo especial que é criado com os membros da família onde eles viverão.

Antes de dar este importante passo, entretanto, é bom levar em conta o fato de que ele também traz desafios e responsabilidades. Vamos descobrir juntos quais são alguns dos fatores a serem ponderados cuidadosamente antes de adotar um cachorro. um filhote de cachorro

Tempo

Um cachorro não é nem um brinquedo nem um divertimento para os filhos. É verdade que tanto crianças quanto cachorros podem se beneficiar mutuamente desta relação. Por outro lado, devemos estar cientes do fato de que o cão tem necessidades especiais, incluindo interagir com seus donos, passear, sair para suas necessidades, etc.

Paciência

Se optarmos por um filhote de cachorro em vez de um cão já adulto, devemos levar em conta que ele levará tempo antes de se tornar ’educado’. Ele pode ter a tendência de mordiscar tudo o que pode, de mijar quando estiver apurado, e assim por diante. Mas com perseverança e paciência podemos ensinar-lhe boas maneiras! E em qualquer caso, é somente após um ano que o cachorro começa a se tornar mais estável e menos eufórico, mas em alguns casos pode levar mais tempo.

Envelhecimento

Ao adotar, mal pensamos no momento em que nosso amigo de quatro patas se tornará velho e depois, infelizmente, nos deixará. Temos que levar em conta que durante este tempo nosso amigo precisará de nós mais do que nunca. Uma vez chegado o doloroso momento da separação, podemos contar com os serviços de uma agência que presta serviços fúnebres para animais.

Feriados

Quando chegar a época das férias, podemos decidir levar nosso amigo conosco. Afinal de contas, ele é um membro da família. Por outro lado, isto exigirá mais pesquisas para encontrar uma estrutura que também esteja disposta a acomodar animais de estimação. Alternativamente, poderíamos deixá-lo em uma pensão para animais de estimação. Se tivermos um amigo disposto a ficar com ele, podemos estar ainda mais relaxados.

Custos

Um animal, seja ele qual for, pressupõe custos. Além dos de rotina, como a compra de alimentos, acessórios para mantê-los em casa e para deixá-los brincar, haverá os relacionados às vacinas ou tratamentos em caso de doença inesperada.

Presença de outros animais

Se já tivermos outro cão ou outro animal, devemos considerar cuidadosamente nossa escolha. Se estamos falando de outro cão, por exemplo, é importante escolher um do sexo oposto e esterilizá-lo, a menos que queiramos iniciar um negócio de criação. Temos então o cuidado de racionar a atenção da melhor forma possível. O cachorro que está presente há mais tempo pode experimentar e manifestar seus ciúmes de maneiras inesperadas.

Resumindo, podemos dizer que um cachorro requer compromisso e alguma renúncia, mas que ambos serão recompensados por seu enorme carinho por nós.