Qualquer pessoa que queira criar um negócio sólido e duradouro não pode prescindir de uma boa estratégia de SEO. Em que consiste exatamente a SEO?
Este acrônimo significa Search Engine Optimisation. Este ramo de marketing inclui todas as operações destinadas a melhorar um website para torná-lo mais visível para os mecanismos de busca. Quando um site é otimizado, ele aparece entre os primeiros resultados após um usuário ter feito uma consulta relacionada.
Em outras palavras, além de criar um site com atenção aos detalhes, com uma boa gráfica, atraente e intuitiva para os clientes, a SEO tornará o site autoritário, o que levará os mecanismos de busca a propô-lo entre os resultados da primeira página.
Ao contrário de outros ramos do marketing, que podem dar resultados no prazo imediato, a SEO está mais focada no médio e longo prazo.
Mas vamos descobrir juntos que fatores afetam uma boa estratégia de SEO mais do que outros. É claro que, para alcançar resultados tangíveis em pouco tempo, será necessário contratar profissionais ou uma agência especializada em marketing digital.
Um dos pontos-chave diz respeito à pesquisa de palavras-chave. O que é uma palavra-chave? Elas são as palavras mais procuradas em um campo específico. Se colocada corretamente dentro do texto de um website, os motores de busca poderão melhor tematizá-lo dentro do vasto mar de ofertas similares. Entretanto, nem todas as palavras-chave são iguais.
Dependendo do tipo de página em que vamos inseri-las, elas podem ser informativas, transacionais e de navegação. As primeiras têm a ver com a fase de coleta de informações do usuário. As segundas destinam-se a um usuário pronto para comprar, enquanto as terceiras são aquelas em que o usuário expressa a intenção de navegar para uma página ou website específico.
Portanto, é muito importante entrar em contato com um redator SEO para ter textos que sejam valiosos para os usuários e, ao mesmo tempo, otimizados com as palavras-chave mais pesquisadas.
Um website deve ser otimizado para que seja exibido corretamente em cada dispositivo, PC desktop, tablet ou smathphone, já que hoje em dia a maioria da navegação na Internet é feita através de dispositivos móveis e deve carregar páginas rapidamente, já que o usuário não está mais disposto a esperar vários minutos antes de visualizar o conteúdo e o Google usa a velocidade de carregamento como um de seus fatores de classificação de páginas. Ao utilizar o servidor certo, carregar imagens mais leves e otimizadas, eliminar plugins desnecessários e reduzir o número de redirecionamentos resultará em um site mais rápido e responsivo.
Entre as estratégias mais frequentemente utilizadas neste campo estão os backlinks. Basicamente, outros sites hospedam artigos com um link de volta para a página ou site que você deseja promover. Quando o Google percebe que vários sites fazem menção a outro site, a consequência é que eles avaliam este último como um site autoritário que merece alguma atenção. Obter backlinks é uma arte, requer um trabalho longo e paciente em algum lugar entre marketing e relações públicas.
É claro que a autoridade do site que hospeda os links importa, assim como sua senioridade.
O mundo da SEO é bastante amplo, e as que acabamos de mencionar são apenas as técnicas mais importantes nesta área.