Quando chove, faz frio, faz calor, há trânsito e você não quer respirar no smog, ao invés de andar de bicicleta você pode fazer um passeio saudável dentro de casa em uma bicicleta ergométrica. É claro que, infelizmente, não poderemos nos locomover, ver novos lugares ou pedalar ao longo da estrada saudando amigos ou pedalando com outras pessoas. No entanto, os benefícios da bicicleta de exercício não estão totalmente ausentes e, em geral, aqueles que gostam de ciclismo de estrada também têm uma bicicleta de exercício para treinamento em quilômetros, inclinações ou resistência. Vejamos os aspectos positivos e os resultados que podem ser alcançados com uma bicicleta de academia.
A sedentarismo e obesidade no mundo inteiro são considerados a quarta causa principal de mortalidade, especialmente com menos de setenta anos de idade. Uma dieta rica em gordura, açúcar e sal aumenta o número de pessoas com doenças relacionadas à hipertensão e ao diabetes. Estes riscos podem ser eliminados com um estilo de vida que inclui uma dieta que incorpora frutas e vegetais, a quantidade certa de carboidratos, proteínas e também gorduras, mas não em excesso, especialmente quando saturadas. Entre os primeiros benefícios proporcionados pela bicicleta ergométrica e os resultados que podem ser alcançados, colocamos calorias e gordura corporal queimadas em primeiro lugar. Quinze minutos por dia de pedalada muito lenta, ou três vezes por semana de treinamento médio e intenso de quarenta minutos é suficiente.
É bom ter uma aparência sólida e forte, ágil e em forma. A bicicleta de exercício consegue isso, começando pelas pernas, que serão mais firmes, mais fortes e mais musculosas. As nádegas, coxas internas e coxas também serão beneficiadas com a redução das camadas de gordura e celulite. De um treino de média e alta velocidade, um nível que é alcançado com constância gradual, os pulmões também serão beneficiados devido à melhora do fôlego e da respiração, é também a consequência de um corpo que se torna mais fino e menos pesado devido a alcançar o peso ideal.
Calorias, gordura e toxinas são queimadas e consumidas quando o corpo atinge um certo esforço. A pedalada média e rápida tem os mesmos benefícios que a corrida ou a caminhada. A falta de ar está relacionada à resistência, o treinamento melhora vários desempenhos, incluindo a respiração durante o exercício, os músculos em velocidade ou em situações semelhantes a inclinação, o coração para suportar um exercício acelera gradualmente os batimentos e a respiração. Exercitar-se em uma bicicleta ergométrica em combinação com exercícios de aquecimento e defacite é uma atividade física importante, e para esportistas que são forçados a passar tempo em casa, uma ferramenta indispensável para não perder muito desempenho.
É aprovado pela ciência e pela medicina, a mente melhora com o esporte e o movimento enquanto as dificuldades surgem com concentração, memória e humor com sedentarismo e muitas horas passadas em frente a monitores ou televisão. No esporte e na ginástica, o corpo se depara diariamente com uma dificuldade, por exemplo, pedalar mais do que no dia anterior, mais rápido do que um conjunto anterior. Além disso, é preciso ter cuidado para não puxar um músculo, para realizar um movimento ou exercício bem feito para atingir o objetivo ou resultado desejado. Todos estes são passos importantes para a mente e o cérebro, que devem ativar a memória, adaptabilidade, lógica, compreensão e análise de dificuldades ou novidades.
Você pode ler sobre outros benefícios e resultados da bicicleta de exercício, aqui listamos os principais. Existem diferentes tipos de bicicletas de exercício, cada uma com suas vantagens e desvantagens. O modelo mais conhecido é a bicicleta de exercício horizontal e giratória, uma bicicleta de ginástica que simula o treinamento em uma bicicleta de montanha e permite praticar velocidade e resistência. Este último tipo de bicicleta ergométrica é o protagonista de uma disciplina recente, a spinning gym dance, que combina treinamento de pedalar com coreografia e exercícios físicos. Alguns exercícios também estão ao alcance dos iniciantes, que terão que começar a treinar gradualmente e num máximo de três ou quatro dias por semana para dar a seus músculos e costas tempo para relaxar e absorver os efeitos positivos da ginástica aeróbica.