Com a chegada do inverno também vêm as doenças, aquelas que nos forçam à cama e que tanto nos irritam. Provavelmente notamos que há pessoas que não adoecem tão facilmente, enquanto outras parecem ser perenemente afetadas.

A realidade é que nosso corpo está constantemente sob ataque de microrganismos patogênicos, tais como vírus e bactérias. Nosso sistema imunológico intervém quando esses patógenos entram em nosso corpo, impedindo que eles se enraízem. Um sistema imunológico enfraquecido não consegue lidar com essas infecções e, consequentemente, nos protege contra doenças. Quais são os fatores que mais positivamente afetam nosso sistema imunológico? Descobriremos neste artigo. sistema imunológico

Uma dieta equilibrada

Os nutrientes que estimulam nosso sistema imunológico são encontrados principalmente nos alimentos. Ter uma dieta balanceada significa ingerir diferentes tipos de alimentos de modo a não dar origem a deficiências. Deficiências de certos tipos de vitaminas ou elementos podem ser detectadas através de exames de sangue prescritos por nosso médico. Em geral, uma dieta saudável inclui muitas frutas e vegetais, assim como carnes e peixes magros, e é pobre em açúcar, gordura e álcool.

A importância do descanso

Todos têm algumas noites sem dormir, mas permitir que este problema se torne crônico pode se tornar perigoso. Em média, nosso organismo precisa de pelo menos 7 a 8 horas de descanso por noite para regenerar e reconstituir as proteínas ingeridas com os alimentos, que são indispensáveis para combater os patógenos.

Suplementos naturais

Existem vários suplementos realmente eficazes que estimulam imediatamente o sistema imunológico a aumentar rapidamente sua eficiência. Estes suplementos também contêm antioxidantes que reparam as células danificadas no corpo e contrariam o envelhecimento celular.

Exercício

O exercício traz muitos benefícios. Em primeiro lugar, fortalece o sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças crônicas. A atividade aeróbica também ajuda a eliminar toxinas, fortalecer o coração e os pulmões, melhorar o tônus muscular, fortalecer os ossos, etc. Se não tivermos a possibilidade de treinar em uma academia, podemos simplesmente baixar um programa de exercícios em casa para manter a forma.

Beba mais água

Água é sinônimo de vida. Beber muita água ajuda a equilibrar os fluidos dentro de nosso corpo e a eliminar o excesso de substâncias. Manter-nos bem hidratados também contribui para a renovação celular. Tentamos minimizar a ingestão de outras bebidas, como bebidas gaseificadas ou outras bebidas alcoólicas, que podem ser ricas em açúcar e sobrecarregar desnecessariamente certos órgãos e eventualmente enfraquecê-los.

Cuidar da higiene

Nunca antes foi dada tanta importância à higiene de nossas mãos, o veículo mais utilizado por vírus e bactérias para entrar em nosso corpo através da boca, olhos ou nariz. Lavar bem as mãos com água e sabão é apenas um dos princípios utilizados, que inclui também uma boa higiene oral.